Em parceria com a UFC – Universidade Federal do Ceará, somos capazes de executar ensaios de mecânica dos solos e rochas, atendendo assim, a demandas cada vez mais específicas de nossos clientes:

Ensaio de Abrasividade CERCHAR

O ensaio é realizado utilizando-se o equipamento para ensaio de abrasividade fabricado pelo CERCHAR. Ponteiras confeccionadas em aço especial são usadas nas determinações do índice de abrasividade. O índice de abrasividade CERCHAR corresponde à média de 20 determinações (20 traços) realizadas nos fragmentos de rocha de cada amostra.

CERCHAR
Execução de ensaio de abrasividade CERCHAR para projeto de faixa de dutos localizada entre shore approach e a UTG-SE, em Rosário do Catete/SE.

Ensaio de compressão uniaxial

Este ensaio é aplicado para a obtenção da resistência das rochas ao cisalhamento quando submetidas à pressão de carga, o que normalmente ocorre em funções estruturais. São aplicadas cargas de modo contínuo e progressivo, a uma taxa de aproximadamente 0,6 Mpa/s até que ocorra a ruptura do corpo de prova.

CERCHAR
Amostra de Prova antes e após a ruptura devida à compressão uniaxial. Amostra proveniente de faixa de dutos localizada entre shore approach e a UTG-SE, em Rosário do Catete/ SE.

Análise ao microscópio Petrografico

A análise microscópica é essencial para um melhor entendimento da composição mineralógica, estrutural, textural, alterabilidade e gênese da rocha. Para a análise
microscópica, é utilizado um microscópio petrográfico binocular Olympus modelo BX41 com câmera acoplada. O microscópio possui sistema ótico com o bjetivas de 4, 10, 20 e 50X, lente de Amici-Bertrand, analisador, condensador móvel, diafragma íris, condensador fixo, filtro azul e polarizador.

CERCHAR
Fotomicrografia exibindo os minerais de quartzo (Qz) e muscovita (Msc) para projeto do píer de desembarque de equipamentos pesados da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante/CE

Caracterização completa

Constituído pelos ensaios de granulometria, limites de Atterberg e compactação. A análise granulométrica tem como objetivo determinar as dimensões das partículas dos solos, classificação e proporções relativas em que elas se encontram. Os ensaios de limites de Atterberg são utilizados quando o solo possui em sua textura uma certa porcentagem de fração fina, onde suas propriedades plásticas dependem do teor de umidade. A compactação tem como objetivo determinar a relação entre o teor de umidade e a massa específica aparente seca de solos quando compactados.

CBR

Tem por objetivo determinar o valor do Índice de Suporte Califórnia e da expansão de solos em laboratório, utilizando amostras deformadas, não reutilizadas.