Serviços

ertn

Estaca Raiz

A Fundap dispõe de equipamentos BS 400, capazes de executar estacas com diâmetro máximo de 410mm. A Estaca Raiz é moldada “in loco”, com elevada tensão de trabalho do fuste, o qual é constituído de argamassa de areia grossa e cimento injetada de forma ascendente, sendo inteiramente armada ao longo de todo o seu comprimento. Em razão do seu método executivo, sua utilização se torna possível mesmo em perfis geológico-geotécnicos com presença de matacões e camadas rochosas. Por possuir elevado atrito lateral, a Estaca Raiz tem bom desempenho tanto em carregamento à compressão como em tração.

essay writing services at nerdymates
Execução de Estaca Raiz inclinada em rocha utilizando diâmetro de 310mm e profundidade de 22m para a ponte sobre o Rio Itaueira 2 da Ferrovia Transnordestina – Itaueira/PI.

Aplicações:

  • Reforço de fundações;
  • Contenção de taludes:
  • Fundações em locais de difícil acesso;
  • Cortina de contenção;
  • Fundações de obras convencionais.

Características nominais para projetos

Diâmetro Externo do Revestimento (mm) Diâmetro Final (mm) Consumo aproximado de cimento (kg/m) Consumo aproximado de areia (litros/saco de cimento) Carga Estrutural Característica de Compressão (tf) Armação Longitudinal Mínima CA-50 (mm) Estribo CA-25 (mm)
180 200 30 47 20-35 5 Ø 16 Ø 5
220 250 50 75 35-50 6 Ø 16 Ø 6,3
275 310 70 113 50-80 6 Ø 20 Ø 6,3
355 410 135 226 100-130 6 Ø 20 Ø 6,3

Características do Equipamento BS-400
Potência: 73cv
Torque Máximo: 1400kgfm
RPM Máximo: 157
Máx Ø Revestido: 355mm
Mín Ø Revestido: 150mm
Locomoção: Esteiras
Peso: 5.800kg

tradotn

Sondagem à Trado

Considerada a investigação geotécnica mais simples, possui a finalidade de coleta de amostras deformadas para caracterização em laboratório, determinação da profundidade do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno. A normalização é feita pela NBR 9603:1986, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

can you do my homework for https://homework-writer.com/
Investigação geotécnica para projeto da faixa de dutos da Refinaria Premium II – São Gonçalo do Amarante/CE.
Sondagem a trado
Investigação geotécnica para projeto da faixa de dutos da Refinaria Premium II – São Gonçalo do Amarante/CE.
spttn

Sondagem à Percussão

A Sondagem de simples reconhecimento com SPT, é considerada a sondagem mais presente nas obras. Tem como objetivo a determinação dos tipos de solo e suas respectivas profundidades de ocorrência; posição do nível d’água e obtenção dos índices de resistência à penetração (N) a cada metro. Pode-se ainda fazer a introdução da medida do torque, sendo efetuado no término de cada ensaio SPT, verificando-se assim, a medida de torque máximo e residual, através de um torquímetro, medidos em Kgf.m. A normalização é feita pela NBR 6484:2001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

O dimensionamento da quantidade de furos e sua localização em planta dependem do tipo de estrutura, de suas características especiais e das condições geotécnicas do subsolo. O número de sondagens deve fornecer um quadro, o melhor possível, da provável variação das camadas do subsolo do local em estudo, conforme segue:

Área – m² Número de furos
< 200 2
200-400 3
400-600 3
600-800 4
800-1000 5
1000-1200 6
1200-1600 7
1600-2000 8
2000-2400 9
>2400 De acordo com o plano particular da construção

Em quaisquer circunstâncias, o número mínimo de sondagens deve ser de duas para a área da projeção em planta do edifício com até 200m², e três para área entre 200m² e 400m².

 

pay someone to write my paper
Investigação geotécnica para projeto de duplicação da esteira rolante do Porto do Pecém – São Gonçalo do Amarante/CE
Investigação geotécnica para projeto do píer de desembarque de equipamentos pesados da Refinaria Premium II - São Gonçalo do Amarante/CE
Investigação geotécnica para projeto do píer de desembarque de equipamentos pesados da Refinaria Premium II – São Gonçalo do Amarante/CE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A FUNDAP utiliza martelos padronizados de maneira a obter índices de resistência à penetração com a melhor exatidão possível.
Os martelos utilizados possuem aferição efetuada pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.

Aferição Martelo 1

Aferição Martelo 2

 

srtn

Sondagem Rotativa

É um método de investigação que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através da ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante. A amostra de rocha obtida é chamada de testemunho.

Com base nos testemunhos são utilizados critérios de subjetividade na avaliação dos parâmetros geomecânicos, são eles:

  • Relativos ao maciço rochoso: coerência e alteração;
  • Relativos a descontinuidade: grau de faturamento;
  • Mistos: RQD

A obtenção desses dados pode ser feita em conjunto com a Sondagem a Percussão, executada até o limite do processo percussivo e, a partir daí, prossegue-se com a Sondagem Rotativa. Chama-se esta investigação de Sondagem Mista.

www.dissertationauthors.com/
Investigação geotécnica para projeto de fundações das pontes ferroviárias da Ferrovia Transnordestina – São Jose do Peixe/PI.
Investigação geotécnica para projeto de fundações das pontes ferroviárias da Ferrovia Transnordestina – São Jose do Peixe/PI.
Sondagem rotativa
Testemunho de Sondagem Rotativa

Diâmetros de Sondagens

Nomenclatura Diâmetro (mm)
Padrão Métrico Padrão DCDMA Furo Testemunho
EW 37,71 21,46
AW 48,00 30,10
BW 59,94 42,04
NW 75,64 54,73
86mm 86,02 72,00
HW 99,23 76,20
lstn

Laboratório de Solos

Em parceria com a UFC – Universidade Federal do Ceará, somos capazes de executar ensaios de mecânica dos solos e rochas, atendendo assim, a demandas cada vez mais específicas de nossos clientes:

Ensaio de Abrasividade CERCHAR

O ensaio é realizado utilizando-se o equipamento para ensaio de abrasividade fabricado pelo CERCHAR. Ponteiras confeccionadas em aço especial são usadas nas determinações do índice de abrasividade. O índice de abrasividade CERCHAR corresponde à média de 20 determinações (20 traços) realizadas nos fragmentos de rocha de cada amostra.

click here to investigate
Execução de ensaio de abrasividade CERCHAR para projeto de faixa de dutos localizada entre shore approach e a UTG-SE, em Rosário do Catete/SE.

Ensaio de compressão uniaxial

Este ensaio é aplicado para a obtenção da resistência das rochas ao cisalhamento quando submetidas à pressão de carga, o que normalmente ocorre em funções estruturais. São aplicadas cargas de modo contínuo e progressivo, a uma taxa de aproximadamente 0,6 Mpa/s até que ocorra a ruptura do corpo de prova.

CERCHAR
Amostra de Prova antes e após a ruptura devida à compressão uniaxial. Amostra proveniente de faixa de dutos localizada entre shore approach e a UTG-SE, em Rosário do Catete/ SE.

Análise ao microscópio Petrografico

A análise microscópica é essencial para um melhor entendimento da composição mineralógica, estrutural, textural, alterabilidade e gênese da rocha. Para a análise
microscópica, é utilizado um microscópio petrográfico binocular Olympus modelo BX41 com câmera acoplada. O microscópio possui sistema ótico com o bjetivas de 4, 10, 20 e 50X, lente de Amici-Bertrand, analisador, condensador móvel, diafragma íris, condensador fixo, filtro azul e polarizador.

CERCHAR
Fotomicrografia exibindo os minerais de quartzo (Qz) e muscovita (Msc) para projeto do píer de desembarque de equipamentos pesados da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante/CE

Caracterização completa

Constituído pelos ensaios de granulometria, limites de Atterberg e compactação. A análise granulométrica tem como objetivo determinar as dimensões das partículas dos solos, classificação e proporções relativas em que elas se encontram. Os ensaios de limites de Atterberg são utilizados quando o solo possui em sua textura uma certa porcentagem de fração fina, onde suas propriedades plásticas dependem do teor de umidade. A compactação tem como objetivo determinar a relação entre o teor de umidade e a massa específica aparente seca de solos quando compactados.

CBR

Tem por objetivo determinar o valor do Índice de Suporte Califórnia e da expansão de solos em laboratório, utilizando amostras deformadas, não reutilizadas.